domingo, 12 de setembro de 2010

Professor Edu Passos

COMPROMISSO COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Edu Passos iniciou em 1980 cursando a Academia de Danças Afro Primitiva e Brasileira Marlene Silva, foi assistente de coreografia da professora e coreógrafa Marlene Silva do grupo profissional da academia.


Em Maceió-AL, 1985, inicia o ensino de Dança Afro-Brasileira no SESC/AL e no Centro de Belas Artes de Alagoas (CENARTE). Monta o Grupo de Dança Afro Primitiva e Brasileira Palmares, levando a cultura afro por várias cidades de país.


Em 1989, protagonizou o vídeo Passos, Espaços Corpo e Linguagem, do Cineasta e Professor da UFAL Pedro Nunes. Em 1990, cria o Grupo de Dança Afro-Brasileira “Os Luenas”, com a proposta de apresentar espetáculos pelas periferias de Maceió e pelos interiores do Estado de Alagoas.


Em 2000, coreógrafo e dançarino do espetáculo TAMBORES DOS PALMARES, apresentado na Serra da Barriga, União dos Palmares-AL. Em 2003, participou ALAGOAS DE CORPO E ALMA, realização do Governo do Estado de Alagoas numa turnê com ícones da cultura alagoana por várias capitais do país. No espetáculo, Edu Passos protagonizava um solo de dança afro intitulado Tributo ao Líder Negro Zumbi dos Palmares.


Desde 1986 é professor no Centro de Belas Artes de Alagoas CENARTE, Escola Pública de Arte da SECULT-AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário