domingo, 12 de setembro de 2010

Projeto Dança Afro-brasileira nas Escolas

O Projeto consiste em oficinas de dança afro-brasileira para alunos do Ensino Médio de 2 escolas da rede pública, que trabalham a promoção da cultura afro na região periférica de Maceió.



As oficinas têm como objetivo geral aproximar os participantes da linguagem artística dança, trabalhando a expressão corporal e como específico formar multiplicadores para o ensino da dança afro-brasileira. Será montado um espetáculo como produto final.


O espetáculo (duração máximo de 40 min) possui formato que se adapte a lugares abertos nas comunidades periféricas que tem difícil acesso aos equipamentos culturais ou até mesmo nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo de dança.


O Projeto acontecerá em 2 etapas distintas, em horários que não prejudique a atividade escolar. No 1º momento, os alunos serão capacitados nas escolas; e no segundo momento, acontecerá o encontro das 2 turmas para montagem de um espetáculo, incluindo pesquisa de figurino e ensaios no Auditório e na sala de dança do Espaço Cultural da UFAL.


A metodologia tem base na relação entre a prática da dança e o processo reflexivo sobre o fazer. As aulas sempre serão intercaladas com leitura de textos e discussões provocadas pela Professora/Ms. Nadir Nóbrega.


Será utilizado o recurso da imitação de gestos, movimentos codificados da dança afro, processos investigativos a partir do repertório trabalhado, estudos bibliográficos e apreciações videográficas.


A relação com a música será um elemento norteador de todo o trabalho como foco motivacional e estruturante do movimento, já que na dança Afro a variação dos ritmos é orientada pelos instrumentos de percussão, ajudando o corpo a expressar-se em respostas variadas.

A iniciativa de realizar esse projeto surge da necessidade de expandir o ensino da dança afro-brasileira na capital alagoana, formando multiplicadores nas comunidades diversas, criando mecanismos que aproximem os jovens da cultura afro-brasileira.



A Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterou a Lei nº. 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial das escolas de ensino fundamental e médio de todo o país a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.


Neste contexto, a escolha de escolas públicas que já estão cumprindo a Lei 10.639/03 para a realização das oficinas, favorece a execução do projeto já que as oficinas configuram-se como ação fortalecedora da lei, difundindo o conhecimento sobre nosso processo de formação histórica e reparando seqüelas ocasionados pela discriminação racial.


São muitos os benefícios para os jovens e a comunidade em geral beneficiados pelo projeto, a exemplo dos aspectos culturais: conhecimento corporal, aprendizagem de técnicas de dança, inclusão artística. Quanto aos aspectos sociais: Formação histórico-cultural, desenvolvimento de habilidades artísticas, pessoais, fortalecimento da auto-estima e identidade cultural.


O diferencial desse projeto é o ineditismo da proposta no Estado, o histórico e pioneirismo do proponente, nos seus 25 anos de atuação no Estado de Alagoas. Além disso, destaca-se também a visita histórica realizada pela Coordenadora, Professora/Ms. Nadir Nóbrega, que debaterá textos fundamentais à compreensão do universo da dança afro através dos tempos.

Um comentário:

  1. Gostaria de ver em vídeo uma dança afro-brasileira que não seja maculêlê e capueira para ser apresentado em projeto municipal escolar

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