segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Espetáculo de dança afro-brasileira confirma sucesso e lota mais uma praça em Maceió

O Espetáculo Oní Xé a Àwuré fez sua segunda apresentação em praça pública, no último sábado (23) na Praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro, em Maceió, surpreendendo o público presente com a dança afro-brasileira levada ao palco pelos 22 jovens dançarinos de escolas públicas de nossa capital, Alberto Torres, do bairro do Bebedouro e a Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, e que foram dirigidos pelo dançarino, professor e coreógrafo Edu Passos, que no início deste ano teve seu projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado, pelo Ministério da Cultura, com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, sendo o único na região nordeste, e que consistiu na realização de oficinas de dança afro desde maio.


Essa apresentação de Bebedouro teve um gostinho especial para 14 dos jovens envolvidos no projeto, já que são moradores do bairro e alunos ou ex-alunos da escola Alberto Torres, escola parceira do projeto. “Foi maravilhoso.... fiquei muito ansiosa pois ali (na praça) estavam pessoas que nos viram crescer e pela primeira vez nos viram dançar... depois fiquei super feliz, pois deu tudo certo”, expressou a jovem Priscila Gracielle (18) que está no projeto desde o início e foi aluna da escola e que completou: “Participar desse projeto me ajudou muito no meu amadurecimento, ajudando a trabalhar melhor em grupo e ainda mais fazendo algo que amo... que é dançar”, finalizou.



Além da emoção extra dos dançarinos, nessa apresentação ficou ainda mais evidente o sincretismo existente no Brasil, pois na Praça Lucena Maranhão, há a Igreja de Santo Antônio, e o espetáculo foi apresentado entre a missa do dia e a realização de um casamento, sem nenhum problema.





O espetáculo, baseado na Lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger, é formado por 22 jovens, teve origem no. Oní Xé a Áwuré também conta com as participações do cantor Igbonan Rocha, além dos músicos Denivan Costa, Paulinho Keita, Roberi Verçosa, Cristiano Borge e Thiago Felipe.

 

A próxima apresentação será na próxima sexta (29) no projeto Mirante Cultural, no Jacintinho, e em seguida, no sábado (30) o grupo se apresentará no Alto do bairro de Ipioca. Todas as apresentações começam às 20h.



No dia 06 de novembro (sábado) haverá a última apresentação em praça pública, que acontecerá na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom.

O prêmio é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) e da Fundação Cultural Palmares, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
















Serviço:

Espetáculo Oní Xé a Àwúre
Baseada na lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger
Resultado do projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras
Apresentações em praça pública:
- Apresentação dia 29 de outubro (sexta) no projeto Mirante Cultural, no Jacintinho
- Apresentação dia 30 de outubro (sábado) no Alto do bairro de Ipioca
- Apresentação dia 06 de novembro (sábado) na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom
Todas as apresentações acontecerão às 20 horas.
Realização: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon)
Parceria: Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Cultural Palmares
Patrocínio: Petrobras através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), do Ministério da Cultura
Informações: (82) 9971-4281 / 3032-0489

Nenhum comentário:

Postar um comentário