quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Espetáculo Oní Xé a Áwuré lota Praça Santa Tereza, no bairro de Ponta Grossa





 
O Espetáculo Oní Xé a Àwuré iniciou, no feriado do dia 12 de outubro, sua fase de apresentações em praça pública, após o sucesso alcançado durante a estreia no centenário palco do Teatro Deodoro. A primeira praça visitada foi a de Santa Tereza, no bairro de Ponta Grossa,  famosa pelos eventos culturais lá realizados e por receber pessoas de vários bairros vizinhos, da zona sul de Maceió.
Como o espetáculo foi concebido para palco de teatro e para rua, adapta-se facilmente a locais menores e aos improvisos necessários a uma apresentação em local aberto.
O público presente, cerca de mil pessoas, ficou encantado com o espetáculo. “Já vi muito show aqui nessa praça, mas uma coisa assim, nunca tinha visto não... foi lindo. As crianças adoraram”, foi o que disse a costureira Margarida Santos, que assistiu a tudo acompanhada de seus dois filhos.
Como ocorreu no Teatro Deodoro, ao final da apresentação, o grupo desceu o palco e confraternizou-se com o público presente, numa grande festa.





O espetáculo
Dirigido pelo dançarino, professor e coreógrafo Edu Passos o espetáculo, baseado na Lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger, é formado por 22 jovens das escolas públicas de nossa capital, Alberto Torres, do bairro do Bebedouro e a Escola Estadual Professor Theonilo Gama, situada no bairro do Jacintinho, teve origem no projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado, pelo Ministério da Cultura, com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, sendo o único na região nordeste, e que consistiu na realização de oficinas de dança afro desde maio deste ano. Oní Xé a Áwuré também conta com as participações do cantor Igbonan Rocha, além dos músicos Denivan Costa, Paulinho Keita, Roberi Verçosa, Cristiano Borge e Thiago Felipe.
A próxima apresentação em praça pública será no dia 23 de outubro na Praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro, e haverá outras mais 3 apresentações até o dia 06 de novembro.
O prêmio é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon) e da Fundação Cultural Palmares, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.




Serviço:
Espetáculo Oní Xé a Àwúre
Baseada na lenda de Oxalufã, transcrita por Pierre Verger
Resultado do projeto “Dança Afro-Brasileira nas escolas” premiado com o I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras
Apresentações em praça pública:
- Apresentação dia 23 de outubro, (sábado) na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro
- Apresentação dia 29 de outubro, (sexta) no projeto Mirante Cultural, no Jacintinho
- Apresentação dia 30 de outubro, (sábado) no Alto do bairro de Ipioca
- Apresentação dia 06 de novembro, (sábado), na Praça Sebastião Elias (vizinho à Companhia da PM) no Clima Bom.
Todas as apresentações acontecerão às 20 horas.
Realização: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon)
Parceria: Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Fundação Cultural Palmares
Patrocínio: Petrobras através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), do Ministério da Cultura
Informações: (82) 9971-4281 / 3032-0489.


Nenhum comentário:

Postar um comentário